skip to Main Content

Vasos de pressão: Tudo que você precisa saber

planta industrial

O que são Vasos de Pressão?

Vasos de pressão são equipamentos com fluidos sujeitos a grandes pressões internas, existentes em praticamente todo processo industrial. A diferença destes para as caldeiras é que no caso da segunda, há relação direta com o fogo, e nos vasos isso não acontece.

Os vasos de pressão são reservatórios, com tipos, dimensões e finalidades diferentes, essenciais para os processos industriais que envolvam a utilização de fluidos ou gases, devendo ser projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão normal do ambiente, preservando os fluidos e gases em seu interior.

Os vasos de pressão servem, basicamente, para três finalidades:

  • Armazenar gases sob pressão, para que possam ter um maior peso num volume relativamente pequeno;
  • Acumulação intermediária de gases e líquidos, em sistemas onde é necessária essa função, entre as etapas de um mesmo processo ou mesmo entre processos diferenciados entre si;
  • Processamento de gases e líquidos, quando o processo de transformação exige que as condições sejam feitas sob pressão.

Os vasos de pressão necessitam de projetos específicos para sua construção, mantendo cuidados especiais na fabricação, na montagem e nos testes, uma vez que podem trazer riscos aos operadores, por operar com altas pressões e temperaturas elevadas. Normalmente, os vasos de pressão também possuem um custo unitário elevado, daí vindo tantos cuidados em sua montagem, precisando assim que operem pelo máximo de tempo possível dentro das estritas condições de segurança, sem a necessidade de paradas do equipamento para manutenção, reduzindo assim os custos operacionais.

Como são classificados os vasos de pressão e suas aplicações?

Para um melhor estudo e segurança, os vasos de pressão possuem tipos e classificações.

Vasos sujeitos a chamas são utilizados em locais com queimas de produtos em uma grande quantidade, como por exemplo os fornos e caldeiras com queima de materiais frequente. Embora tenham alta temperatura interna, os vasos não têm contato direto com o fogo.

Há também os que não utilizam chamas, mas estão sujeitos a níveis altos de pressão e temperatura, como podemos exemplificar: alguns reatores específicos na indústria nuclear e torres de destilação fracionada na indústria do petróleo.

Em algumas indústrias são usados gases para retificações na produção de alguns materiais, e também podem ser usados para absorção, armazenamento e acúmulo de gases.

Os vasos de pressão mais utilizados nas indústrias são os vasos cilíndricos por conta de sua alta gama de aplicação e também pela sua produção ser mais fácil.

Eles podem ser predispostos na vertical quanto na horizontal, sendo esse posicionamento extremamente importante para que possam exercer sua função da forma mais otimizada possível.

Os vasos de pressão são classificados da seguinte forma:

  • Classe A – Combustíveis no geral, sejam eles inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos
  • Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não vai ultrapassar de 200 graus Celsius;
  • Classe C – Vapor d’água e alguns fluidos relacionados ao ar, como ar comprimido, ar simples e alguns gases asfixiantes.
  • Classe D – Todos gases e fluidos que não foram citados nesta lista também devem estar de acordo.

O que é NR-13?

A NR 13 regula o trabalho e inspeção de vasos de pressão, desde especificações de construção até a utilização dos vasos de pressão, sendo uma medida extremamente importante para prevenção de acidentes e preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa.

Conforme a norma reguladora, os vasos de pressão “são equipamentos projetados para produzir e acumular vapor sob pressão acima da atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetada de acordo com código relevantes, exceto referenciadores e similares”.

Para o cumprimento desta norma de forma correta, a empresa que utiliza os vasos de pressão deverá estar atenta e ter operadores especializados para exercer esse tipo de trabalho.

O que a NR-13 fala sobre vasos de pressão?

Dentre as várias funções desta norma, são destacados, além de toda a instalação e operação dos vasos de pressão, uma inspeção habitual e a sua manutenção conforme as normas e os estudos de pressão.

Como podemos notar baseado nas classificações citadas anteriormente, os vasos de pressão não são iguais as caldeiras, portanto devemos estar atentos há vários aspectos que devem ser analisados pela lei de forma separada.

Essa inspeção dos vasos ocorre no mínimo anualmente, e também pode ser mais frequente dependendo da necessidade do equipamento.

Podemos analisar que o fluído que será utilizado no equipamento irá definir com um grande impacto na forma da manutenção e na sua periodicidade, desde o estado geral até a utilização do fluido nos seus limites.

Além de todo o procedimento de manutenção preventiva e corretiva que deve ser realizado de acordo com a classificação, a NR-13 também exige uma correta catalogação dos vasos de pressão.

Todos devem ter uma placa de identificação fixada em seu corpo em local visível e de fácil acesso, nela devem constar os seguintes dados:

  • Fabricante;
  • Número de identificação;
  • Ano de fabricação;
  • Pressão de trabalho máxima permitida;
  • Pressão de teste hidrostática de fabricação;
  • Código do projeto e ano de edição.

ABC FERRAZ

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de CaldeirasInspeção de Vasos de PressãoTeste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Clique aqui e conheça nossos serviços.

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!