skip to Main Content
serviço de inspeção industrial

A Inspeção Industrial Pode Reduzir Custos e Aumentar Produtividade

A Inspeção NR13 consiste em verificações e testes para adequar, documentar e viabilizar o uso seguro de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações. Tem como objetivo avaliar e manter os equipamentos operacionais e em condições seguras, sendo uma exigência do Ministério do Trabalho – por envolver a segurança de colaboradores.

Toda inspeção é realizada por equipe habilitada a realizar testes para adequar, documentar e viabilizar o uso seguro dos vasos de pressão, caldeiras, tubulações e tanques.

Para que o resultado esperado seja realmente alcançado, a empresa de inspeção industrial deve ser reconhecida no mercado, ofertando seu trabalho por meio de profissionais qualificados e procedimentos modernos que corrigem falhas em procedimentos de trabalho e em equipamentos.

A contratação dos serviços pode diminuir impactos como retrabalho, um dos inimigos da indústria, máquinas paradas por problemas de alinhamento, em média a causa de 50% das ocorrências, e ainda a volta de produtos fora de padrões legais de comércio.

A ABC Ferraz é uma empresa registrada no CREA e especializada em inspeção industrial, com uma equipe de profissionais treinados e certificados para realizar inspeção nos seguintes equipamentos:

Inspeção de Caldeiras

A Inspeção de Caldeiras vai muito além de evitar multas e penalidades por parte do Ministério do Trabalho (Ditada pela NR-28). A ABC Ferraz é especializada em inspeção de integridade estrutural de equipamentos estáticos e dinâmicos.

No Brasil a norma que rege a inspeção de caldeiras e vasos de pressão é a NR13, e a mesma dita os requisitos mínimos para segurança na operação destes equipamentos. Existem 4 tipos de inspeções que podem ser realizadas em caldeiras para avaliar a sua integridade estrutural em e determinadas pela NR13 e cada uma deve ser realizada em oportunidades pré-definidas nos itens da norma.

INSPEÇÃO INICIAL

A Inspeção de segurança de caldeiras inicial deve ser realizada em caldeiras novas, antes de ser colocada em operação no local definitivo de instalação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e teste hidrostático para comprovar a estanqueidade do equipamento. Habitualmente a ABC Ferraz realiza montagem de caldeiras e acompanha seu start-up realizando este tipo de Inspeção de Caldeiras com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de caldeiras.

INSPEÇÃO PERIÓDICA

A inspeção nr13 de segurança periódica deve ser realizada em caldeiras de categoria “A” e “B”, antes do laudo de inspeção anterior vencer, visto que o atraso na Inspeção de segurança de caldeiras periódica é definido com RGI – Risco grave e Iminente e o equipamento não deve ser operado até que, seja realizada a inspeção de segurança de caldeiras periódica e o equipamento seja liberado pela ABC Ferraz para operação.

Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático fica a critério do PH, sendo executado caso a caso. Habitualmente a ABC Ferraz realiza manutenção de caldeiras e elabora o PAR – Projeto de alteração e reparo, Com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de caldeiras.

INSPEÇÃO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL

Diz-se que um equipamento esta integro quando atende ás funções pelas quais o mesmo foi projetado. Suporte os carregamentos máximos de trabalho, e apresente um comportamento confiável no que condiz a sua previsibilidade e repetibilidade nos ciclos de operação que forem necessários para sua vida útil de serviço.

A avaliação de integridade estrutural é o empenho de técnicas e procedimentos que permitem acompanhar e estabelecer a situação de dano a estrutura para prever sobre quaisquer comportamentos futuros e indicar sua necessidade de monitoramento, recuperação, reforço ou até retirada de funcionamento das caldeiras.

INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA

A Inspeção de segurança de caldeiras extraordinária deve ser realizada em caldeiras de categoria “A” e “B, sempre que a caldeira for danificada por acidente ou ocorrência que comprometa a segurança na operação do equipamento, quando a caldeira for submetida a alteração ou reparo que modique as condições iniciais pré-determinadas pelo fabricante, capazes de interferir nas condições de segurança do equipamento.

Nestes casos deverá ser elaborado um PAR – projeto de alteração e reparo realizado por empresa especializada com ART – de PH na NR-13. Antes da caldeira ser recolocada em funcionamento, se a mesma permaneceu por mais de 6 meses fora de operação. Quando houver a mudança de layout ou local de instalação da caldeira.

Caso queira saber mais sobre o nosso serviço de inspeção de caldeira continue navegando nesta página, pois temos muito conteúdo para apresentar para você.

Somos referência no mercado de inspeções em atendimento a NR13.

Inspeção em caldeiras e vasos de pressão é um tema de extrema importância, sabendo disso a ABC Ferraz fornece uma solução completa para todas as suas necessidades de inspeção em caldeiras. Se você é gerente de manutenção, técnico de segurança e possui uma caldeira instalada em seu processo produtivo é fundamental que a sua empresa atenda a todos os requisitos da NR13, para garantir a segurança dos seus colaboradores e do seu processo. 

A periodicidade da Inspeção de Caldeira é definida no item 13.4.4.4, onde determina os prazos:

  • 12 meses para caldeiras de categoria A e B;
  • 15 meses para caldeiras de recuperação de álcalis.

Quando a empresa possui SPIE, a periodicidade é diferente, e está definida do item 13.4.4.5:

  • 24 meses para caldeiras de recuperação de álcalis;
  • 24 meses para caldeiras de categoria B;
  • 30 meses para caldeiras de categoria A.

Em 13.4.4.12 determina-se que a Inspeção NR13 de Segurança Extraordinária deve ser feita nas seguintes oportunidades:

  • Sempre que o equipamento for danificado de forma que comprometa a segurança;
  • Quando o equipamento for submetido a reparos ou alterações capazes de alterar sua condição de segurança;
  • Antes de ser recolocada em funcionamento, após mais de 6 meses inativa;
  • Quando houver alteração do local de instalação.

Inspeção de Vasos de Pressão

Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Equipamentos que contêm fluidos sob pressão externa ou interna, os vasos de pressão são reservatórios com tipos, dimensões e finalidades diferentes, ou seja, vão de acordo com a necessidade de cada processo dentro da indústria. Mesmo vasos que operam com vácuo estão submetidos a essas pressões.

A inspeção de vasos de pressão deve ser realizada antes mesmo de sua entrada em operação, bem como em períodos definidos na NR-13. Vale lembrar ainda que, caso haja fiscalização, e os vasos de pressão não atendam aos requisitos da NR-13 relacionados à instalação, operação, manutenção e inspeção, visando à segurança e a saúde dos trabalhadores, o estabelecimento é passível de penalidades.

No Brasil a norma que rege a Inspeção de Vasos de Pressão é a NR13, e a mesma dita os requisitos mínimos para segurança na operação destes equipamentos. Existem 4 tipos de inspeções que podem ser realizadas em vasos de pressão para avaliar a sua integridade estrutural em e determinadas pela NR13 e cada uma deve ser realizada em oportunidades pré-definidas nos itens da norma.

INSPEÇÃO INICIAL

A Inspeção de segurança inicial deve ser realizada em vasos de pressão novos, antes de ser colocados em operação no local definitivo de instalação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático deve ser obrigatoriamente realizado em sua fase de fabricação para comprovar a estanqueidade do equipamento.

Habitualmente a ABC Ferraz realiza montagem de equipamentos estáticos e acompanha seu start-up realizando este tipo de inspeção com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de equipamentos de unidade de processo.

INSPEÇÃO PERIÓDICA

A Inspeção de segurança periódica deve ser realizada em vasos de pressão de categoria “I”; “II”; “III”, “IV” e “V”, antes do laudo de inspeção realizado anteriormente vencer, visto que o atraso na inspeção de segurança periódica pode prejudicar a empresa em alguma auditoria que por ventura solicitar a documentação do equipamento, até que seja realizada a inspeção de segurança periódica e o equipamento seja liberado pela ABC Ferraz para operação. Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e o teste hidrostático fica a critério do PH, sendo executado caso a caso.

Habitualmente a ABC Ferraz realiza a manutenção de vasos de pressão e elabora o PAR – Projeto de alteração e reparo, com qualidade comprovada e profissionais comprometidos com a segurança na operação de caldeiras.

INSPEÇÃO DE INTEGRIDADE ESTRUTURAL

Diz-se que um equipamento esta integro quando atende ás funções pelas quais o mesmo foi projetado. Suporte os carregamentos máximos de trabalho, e apresente um comportamento confiável no que condiz a sua previsibilidade e repetibilidade nos ciclos de operação que forem necessários para sua vida útil de serviço.

A avaliação de integridade estrutural é o empenho de técnicas e procedimentos que permitem acompanhar e estabelecer a situação de dano a estrutura para prever sobre quaisquer comportamentos futuros e indicar sua necessidade de monitoramento, recuperação, reforço ou até retirada de funcionamento dos vasos de pressão.

INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA

A Inspeção de segurança extraordinária deve ser realizada em vasos de pressão de todas as categorias, sempre que o vaso de pressão for danificada por acidente ou ocorrência que comprometa a segurança na operação do equipamento, quando o vaso de pressão for submetido a alteração ou reparo que modifique as condições iniciais pré-determinadas pelo fabricante, capazes de interferir nas condições de segurança do equipamento. Nestes casos deverá ser elaborado um PAR – projeto de alteração e reparo realizado por empresa especializada com ART – de PH na NR-13 “Engenheiro Mecânico”.

Antes do vaso de pressão ser recolocado em funcionamento, se o mesmo permaneceu por mais de 12 meses fora de operação. Quando houver a mudança de layout ou local de instalação do vaso de pressão, exceto para vasos móveis.

Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Tipo de Vasos de Pressão que Inspecionamos:

  • Compressores
  • Reator Químico
  • Reservatórios de Ar
  • Tanque Pulmão de Ar
  • Geradora de Água Quente
  • Boiler
  • Gerador
  • Tanque de Diesel Aéreo
  • Tanque Criogênico
  • Tanque de Glp
  • Reservatório Térmico
  • Panelão de Cocção Tipo Americano ou Autoclavado
  • Panelão Industrial
  • Dutos e Tubulações
  • Filtros de Ar
  • Cilindro de Cloro
  • Evaporadores de Cloro
  • Vasos de Amônia
  • Vasos de Co²
  • Vasos em Cervejaria
  • Vasos com Serpentina
  • Vaso Separador de Ar / Óleo
  • Vasos de Produção em Série
  • Aquecedor
  • Acumulador Hidráulico
  • Esfera de Armazenamento
  • Filtros de Água
  • Hospitalares
  • Autoclaves
  • Filtros de Água

Caso queira saber mais sobre o nosso serviço de Inspeção de Vasos de Pressão, clique no botão abaixo e solicite um orçamento.

Somos referência no mercado de inspeções em atendimento a NR13.

Inspeção de Dutos e Tubulações

As tubulações são utilizadas nos mais diversos segmentos da indústria como sistemas destinados ao transporte de fluidos ou de ar entre equipamentos e contam com caldeiras ou vasos de pressão em sua estrutura. Esse tipo de sistema deve ser submetido periodicamente a uma inspeção de tubulação industrial para a manutenção e a verificação de suas condições.

A inspeção de tubulação industrial é essencial para que o sistema apresente sempre um bom funcionamento e desempenho satisfatório, o que evita possíveis problemas futuros como obstruções. Além disso, esse tipo de serviço também é fundamental para a segurança da empresa e dos funcionários que atuam nela.

A inspeção de tubulação industrial deve ser realizada por profissionais capacitados e, para que o serviço seja realizado de forma satisfatória, é necessário contratar uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

Isso garante também que a inspeção de tubulação industrial seja executada em conformidade com a norma NR-13, de forma que o sistema seja enquadrado ao escopo dessa norma e possa operar sem problemas.

Para o enquadramento do sistema de tubulação à norma, é preciso que a empresa responsável por ele conte com um programa e um plano de inspeção de tubulação industrial periódica e possua documentação atualizada, o que compreende os relatórios de fiscalização, as especificações, fluxograma, PAR e outros dados.

A inspeção de tubulação industrial é executada de forma minuciosa e bastante ágil e, é por conta dessa característica, que a indústria contratante do serviço possa voltar a operar normalmente em um período curto de tempo.

A ABC Ferraz é uma empresa especializada na prestação de serviços como os de Inspeção de Tubulação, em Caldeiras e Vasos de Pressão, Testes de Estanqueidade, Calibração de Válvulas, Montagem Industrial e muito mais.

Atuando em total acordo com as normas técnicas e de segurança exigidas, a ABC Ferraz se destaca no mercado por sua confiabilidade e eficiência e, para isso, conta com uma equipe formada por profissionais muito bem treinados. A empresa visa cuidar da segurança do patrimônio do cliente com responsabilidade, respeitando o meio ambiente e oferecendo soluções cada vez mais práticas, inovadoras e econômicas.

Caso queira saber mais sobre o nosso Serviço de Inspeção em Dutos e Tubulações, entre em contato através do formulário abaixo.

Somos referência no mercado de inspeções em atendimento a NR13.

    [recaptcha class:recapt theme:dark align:center]

    Inspeção de Guindastes

    A Inspeção de Guindastes é um procedimento de suma importância para garantir que o equipamento esteja em perfeitas condições de operação no que diz respeito à segurança e confiabilidade. Esse procedimento deve ser realizado periodicamente, cumprindo todas as exigências da NR12, que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

     

    Por Que Investir no Serviço de Inspeção de Guindastes

    O Serviço de Inspeção de Guindastes é um serviço obrigatório, conforme a NR12. É importante que o equipamento atenda às especificações e procedimentos da OSHA, Segurança e Saúde Ocupacional, além da ASME, Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos.

    O procedimentos realizados na inspeção de guindastes são o Teste de Cargas e o ensaio com líquido penetrante de equipamentos de içamento.

    Muitos benefícios são obtidos por meio da inspeção de guindastes. Além de garantir sua segurança e conformidade com todas as normas, assegura-se a capacidade de trabalho e as condições do guindaste. Por isso, a inspeção de guindastes contribui tanto para segurança quanto para produtividade.

    É imprescindível que a inspeção de guindastes seja realizada por profissionais capacitados, que conheçam todas as normas competentes e possam assegurar a excelência do serviço. Dessa forma, será obtido o melhor custo e benefício possível, e todos os serviços poderão ser realizados de maneira segura e eficiente.

    A ABC Ferraz é uma empresa que oferece o Serviço de Inspeção de Guindastes com máxima qualidade e que garante às melhores vantagens ao cliente.

    Ensaios complementares podem ser executados em componentes que se deseja obter maior detalhe de integridade, ao exemplo dos ganchos e moitões, que podem ser realizados o serviço de Líquido Penetrante para verificar a existência de falhas e fissuras que possam existir na sua estrutura.

    Testes de carga podem ser realizados nos equipamentos para garantir a sua aplicação conforme tabela de carga apresentada pelo fabricante, indicando a carga aplicada conforme configuração do equipamento.

    O trabalho é realizado através de vasto conhecimento operacional e é baseado nas principais normas de referência de fabricação, uso e manutenção de guindastes como NR´s (normas regulamentadoras), NBR´s (normas técnicas nacionais) e demais normas técnicas internacionais.

    A periodicidade de inspeção dos Guindastes pode ser realizada conforme estipulado pelas normas nacionais – a cada 12 meses ou conforme apontado através do gerenciamento de risco levantado em cada equipamento.

    O serviço é realizado com a emissão de um book de cada equipamento, acompanhado de um ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) emitido pelo departamento de Engenharia devidamente registrado no CREA.

    São apresentados nos laudos técnicos, dados referentes a manutenções corretivas que podem ser realizadas em cada equipamento, havendo a indicação das peças a serem reparadas ou trocadas para adequação e boa funcionalidade dos guindastes.

    Todas as inspeções da ABC Ferraz são realizadas com base em normas nacionais e internacionais por profissionais treinados, gerando laudos completos. 

    Entre em contato agora mesmo e veja como adquirir o Serviço de Inspeção de Guindastes.

    Nosso Blog

    Back To Top
    Solicite um orçamento grátis!