O laudo de inspeção NR13 é um documento técnico legal e obrigatório, e deve ser realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Mecânico) contendo:
- Registros das inspeções
- Inspeção visual
- Medições do equipamento
- Apontamento de não conformidades (se aplicável)
- Relatório fotográfico
- Sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável) de equipamentos
Faz parte integrante do Laudo de NR13 a ART(CREA) e Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
O objetivo da inspeção e do laudo técnico de NR13 é verificar a conformidade com as normas técnicas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os equipamentos que necessitam de inspeção e laudo de NR13 são os seguintes:
- Compressores – São equipamentos que tem o objetivo de acumular e aumentar a pressão de um fluido no estado gasoso, como por exemplo ar e vapor de água.
- Caldeiras – São equipamentos que possui a função dentre muitas de produzir vapor através do aquecimento da água.
- Autoclaves – São aparelhos utilizados para esterilizar materiais através do calor úmido sob pressão e em alta temperatura.
- Boilers e acumulador de água sob pressão – Possui função similar a de uma caldeira que é acumular água em alta temperatura e pressão
- Tubulações
A NR 13 e Tubulações
Em 2 de Maio de 2014 foi publicado no Diário Oficial da União a nova revisão da Norma Regulamentadora de número 13, que trata de Vasos de Pressão e Caldeiras. Essa revisão da NR-13 altera e inclui Tubulações na tratativa dada aos equipamentos. Listamos abaixo os itens que merecem destaque:
- Inclusão de tubulação ao escopo da norma: Devem ser enquadradas as tubulações ou sistemas de tubulação interligados a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B.
- Inspeção periódica para tubulações: As empresas que possuem tubulações e sistemas de tubulações enquadradas devem possuir um programa e um plano de inspeção, sendo que devem ser submetidas à inspeção inicial e periódica, conforme critérios descritos na norma (prazo de 12 meses para adequação).
- Prontuário atualizado: As tubulações devem possuir documentação atualizada, compreendendo: Especificações, fluxograma, PAR e relatórios de inspeção.
Como você pode conferir, o Laudo NR13 é fundamental para indústrias e empresas que trabalham com equipamentos como vasos de pressão, tubulações e caldeiras.
Manter as exigências legais em dia e aplicar corretamente os adesivos nos equipamentos — em que for constatada a periculosidade e outras informações pertinentes — é uma responsabilidade da empresa.
Você acabou de saber mais sobre laudos periódicos segundo a NR13.
Obtenha mais dicas ao ler os outros textos do blog e acompanhe todas as atualizações, sempre com novo conteúdo, ao visitar o site regularmente.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o Laudo NR13? Quer compartilhar sua experiência com a gente? Aproveite os comentários para deixar sua opinião!
A NR 13 e os Compressores
Os compressores possuem normas para seu funcionamento, inspeção e manutenção, previstos na Norma Regulamentadora n° 13 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Segundo as informações da NR 13, vasos de pressão são os equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, exigindo a confecção da laudos específicos para seu uso pelas empresas.
Os compressores são equipamentos submetidos, muitas vezes, à pressão interna e externa, inclusive vasos que operam com vácuo, uma vez que não existe, dentro da atmosfera, o vácuo absoluto.
São equipamentos considerados perigosos, exigindo que a empresa tenha o máximo controle sobre seu funcionamento e sob sua situação, evitando riscos para os empregados.
Os compressores, ou vasos de pressão, utilizam-se de gases ou da mistura de gases e líquidos, tendo como função o armazenamento final ou intermediário, o amortecimento de pulsação, a troca de calor, a contenção de reações e outros tipos, sendo aplicados em diversos tipos de indústrias, hotéis, hospitais e mesmo em restaurante.
A empresa tem obrigação, sob pena de multa e parada do equipamento, de manter afixado no corpo dos compressores, em local de fácil acesso e bem visível, uma placa de identificação indelével, com as seguintes informações:
- Nome do fabricante;
- Número de identificação e ano;
- Pressão máxima de trabalho admissível;
- Pressão de teste hidrostático;
- Código de projeto e ano de edição.
A NR 13 e as Caldeiras e Vasos de Pressão
Ainda segundo a NR13, qualquer vaso de pressão ou caldeira a vapor deve ter fixado em seu corpo uma placa de identificação — em local visível e de fácil acesso — com todas as informações a respeito do equipamento.
- Número de identificação do equipamento (TAG);
- Nome do fabricante;
- Ano de fabricação;
- Pressão de teste hidrostático;
- PMTA;
- Área de superfície de aquecimento (para caldeiras);
- Capacidade de produção de vapor (para caldeiras);
- Código de projeto e ano de edição;
- Categoria da caldeira ou do vaso de pressão.
Lembrando que também devem constar — na mesma placa ou em placa distinta — informações sobre a classe de fluido, categoria e grupo de risco. Tais informações devem ser adquiridas no prontuário que é fornecido pelo fabricante.
Esse documento precisa ser arquivado para possíveis verificações futuras a respeito da comprovação da veracidade dos dados que constam na etiqueta.
ABC Ferraz
A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.
Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.
A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!