Pós preventiva – Sempre após a liberação de uma máquina ou equipamento ao término de qualquer tipo de intervenção planejada ou programada, é importante que a Manutenção e a Produção façam um acompanhamento de alguns dias para avaliação dos resultados e posteriormente o devido registro dessa intervenção na área do PCM ou na falta desse departamento, pela própria gestão.
Acompanhamento
Esse acompanhamento deve ser feito por todos os envolvidos da Manutenção (PCM, Gestor e manutentores), de maneira a acompanhar por alguns dias se todas as atividades executadas surtiram os resultados esperados ou se for o caso, a necessidade de alguns ajustes. Esse trabalho é importante para realçar o comprometimento da equipe com os resultados e também ajuda no reconhecimento da Produção com a área da Manutenção.
O período desse acompanhamento pode ser definido de formas diferentes, o importante é que isso seja feito, é como o tal do “pós-venda”, ninguém fica satisfeito de comprar algo e depois da compra se encontrar algum problema fica o famoso jogo de empurra. Sempre devemos lembrar que a área de Produção é o cliente da área de Manutenção, agindo assim a relação entre as áreas é de confiança e isso na minha opinião é primordial para os resultados tanto de produtividade como também de confiabilidade.
Registro
Em paralelo ao acompanhamento, o PCM já pode fazer os devidos registros dessa manutenção, ou seja, por meio das ordens de serviços preenchidas pelos manutentores e finalizadas, os documentos de checklist e outras informações pertinentes ao processo, faz-se o registro devidos via software de manutenção ou outro meio disponível e arquivamento dos documentos físicos pelo período pré-determinado pela gestão e nas devidas pastas definidas por máquina ou equipamento.
Também é feito as atualizações dos dados pertinentes como custos, plano de preventiva, se necessário alguma correção em documentos como procedimentos ou checklist, adequação dos estoques entre outros.
Nos casos onde houve alguma intervenção de terceiros tanto externo, tipo um motor de corrente contínua que foi enviado para revisão geral ou serviços internos prestados pela assistência técnica da máquina ou de algum equipamento específico, devem ser gerados os devidos relatórios com todo serviço executado, observações, testes, recomendações e resultados, enfim tudo que seja considerado relevante para conter nesse relatório.
Conclusão
Todos os registros das manutenções realizadas são muito importantes para a gestão da Manutenção, isso gera um rico banco de dados com informações suficientes que norteiam a gestão e o PCM na condução das futuras intervenções independentemente do tipo de manutenção a ser executada, é nessa base de dados que futuras decisões se baseiam.
E não se pode deixar de comentar que todo esse tipo de trabalho da Manutenção traz ao conhecimento de todos que existe comprometimento da área com os interesses da empresa, mostra que a equipe tem organização, dedicação e eficiência e que todo investimento na área vai trazer a tão almejada produtividade e confiabilidade das máquinas e equipamentos.