skip to Main Content

Serviços Regulamentados da Manutenção

homem de terno analisando dados de manutenção preditiva e reventiva

O que quer dizer Serviços regulamentados?

Serviços regulamentados – Nessa matéria vamos falar sobre os serviços relacionados com a Manutenção e que são, por lei, obrigatórios. Esses serviços de ordem legal estão previstos nas normas regulamentadoras, as chamadas NRs. Veja a seguir a definição sobre as normas regulamentadoras conforme o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

“As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente”.

Como observado na descrição sobre “Norma regulamentadora”, não se trata de uma opção e sim de uma obrigatoriedade das empresas em cumprir diversas determinações de toda ordem e nessa matéria vamos elencar algumas obrigatoriedades em que a Manutenção precisa cumprir tais serviços regulamentados.

E como não poderia deixar de ser, o PCM tem papel muito importante no cumprimento dessas normas que são sobre serviços que a Manutenção precisa, ou ela mesmo executar ou outros mais específicos que devem ser de empresas especializadas e que veremos a seguir, fazendo o devido link com a NR específica.

A seguir vamos elencar as normas regulamentadoras que tem relação direta com a Manutenção e que necessitam desses serviços regulamentados:

NR-8:

Esta norma regulamentadora estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações tais como construção de pisos, áreas de circulação, escadas fixas, altura entre piso e o teto, coberturas, etc.

Nessa norma é necessário que a Manutenção mantenha as condições da edificação, escadas de passeio e tudo que se relaciona com a estrutura predial em condições, aqui o PCM precisa fazer um controle sobre as ordens de serviço de natureza predial todas sob controle e a execução desses serviços tanto pode ser por equipe interna de predial ou por equipe terceirizada.

NR-10:

Esta norma regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Nessa norma a intervenção é interna e deve seguir todos os requisitos pois são passíveis de vistoria dos fiscais do ministério do trabalho. São diversas adequações de partes físicas como quadros elétricos, painéis, instalações e outras de parte documental que a Manutenção deve manter em lugares pré-determinados pela norma.

Também tem as questões de vestimentas e ferramental adequados ao pessoal da manutenção elétrica. Em todo esse processo o PCM tem a sua participação em controles de SM, aquisições de materiais, contratação de serviços de terceiros para inspeção de Termografia e arquivo de documentos para atender as auditorias.

NR-12:

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Ainda nesta NR tem os artigos que se referem às instalações e dispositivos elétricos, sistemas de proteção e bloqueio, manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos.

Nesta NR fica bem evidente a participação da Manutenção pois tem um capítulo específico (12.111) que trata de manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos.

Nessa norma todas as atividades do PCM são realçadas como preventiva, cronogramas, inspeções, registro e documentação. E além de atender a norma também atende a ISO 9001.

NR-13:

Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.

Nessa norma temos a tratativa sobre os vasos de pressão que poderíamos afirmar ser comuns em praticamente todas as empresas. É difícil uma empresa que não tenha compressores de ar comprimido e seus respectivos vasos de pressão.

Um equipamento definido como todo compartimento que são projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica. Ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Nesse tipo de trabalho é necessário a intervenção de um especialista para realizar alguns testes e exames para se certificar das condições desses vasos de pressão. Após a realização respeitando a periodicidade definida, a documentação deve estar arquivada para possíveis auditorias, portanto a intervenção do PCM é muito importante.

NR-35:

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Nessa norma o PCM deve ficar atento aos requisitos de obrigatoriedade quanto a liberação desse tipo de serviço que está ligado diretamente à segurança do trabalho.

Se alguém da equipe ou mesmo que seja de uma equipe terceirizada que precisa fazer algum tipo de intervenção do tipo, o PCM deve verificar se o manutentor ou o terceiro atende aos requisitos. Ou seja, tem o devido treinamento e fazer a liberação com o documento da ATR (autorização de trabalho de risco) junto ao técnico de segurança.

Conclusão

Como visto nesta matéria, os serviços regulamentados são importantes que sejam controlados pela Manutenção e PCM pois são possíveis alvos de auditorias legais e que podem trazer sérios problemas à empresa. Então por esses motivos é que evidenciamos nesta matéria a importância do PCM nos controles sobre serviços da área de Manutenção em geral.

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!