skip to Main Content

NR-13 – Prontuário Vasos de Pressão e Caldeiras

Prontuário vaso de pressão / caldeira nr13

O Prontuário atualizado é um dos documentos exigidos pela NR13, para Caldeiras e Vasos de Pressão, é fundamental que este documento esteja arquivado no local onde o equipamento está instalado.

Esse documento é como se fosse um registro do “nascimento” do vaso,  deve ser fornecido pelo fabricante durante a sua aquisição.

Nesse documento é possível identificar o código do projeto e o ano de fabricação e essas informações são muito importantes para realizar o cálculo de espessura remanescente do equipamento, visto que no Brasil  não temos a obrigatoriedade de um código específico, e normalmente utilizamos a Norma ASME como referência, mas também podemos encontrar vasos em campo conforme a alemã AD Merkblätter; a Italiana a ANCC Associazione Nazionale per il Controllo dela Combustione, no Reino Unido a norma PD 5500 – Unfired Fusion Welded Pressure Vessel, e Australiana AS 1210 Unfired Pressure Vessel.

Além disso o prontuário apresenta a matéria prima, dados da inspeção final, os procedimentos de montagem, a PMTA, os desenhos.

O prontuário possui também as informações do Teste Hidrostático realizado na fabricação e conforme a revisão de 2014 da NR13, é possível isentar a realização do Teste Hidrostático no local de instalação caso fique comprovado que o procedimento já foi realizado durante a fabricação, mas é claro que caso o PH – Profissional Habilitado recomende a realização do teste novamente o ensaio poderá ser repetido.

O prontuário apresenta também os dados da Válvula de segurança, categoria, PMTA – Pressão Máxima de Trabalho Admissível, assim como as características funcionais do vaso.

Quais informações deve conter um prontuário de Caldeira?

Toda caldeira deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentação devidamente atualizada:

a) Prontuário da caldeira, fornecido por seu fabricante, contendo as seguintes informações:

  • código de projeto e ano de edição;
  • especificação dos materiais;
  • procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final;
  • metodologia para estabelecimento da PMTA;
  • registros da execução do teste hidrostático de fabricação;
  • conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da vida útil da caldeira;
  • características funcionais;
  • dados dos dispositivos de segurança;
  • ano de fabricação;
  • categoria da caldeira;

 

O prontuário da caldeira foi extraviado, o que fazer?

Quando inexistente ou extraviado, o prontuário da caldeira deve ser reconstituído pelo empregador, com responsabilidade técnica do fabricante ou de PH, sendo imprescindível a reconstituição das características funcionais, dos dados dos dispositivos de segurança e memória de cálculo da PMTA.

 

Comprei uma caldeira usada, e agora?

Quando a caldeira for vendida ou transferida de estabelecimento, os documentos mencionados nas alíneas “a”, “d”, e “e” do item 13.4.1.6 devem acompanhá-la.

 

A caldeira passou por modificações, preciso alterar o prontuário?

Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações dos dados de projeto, a placa de identificação e a documentação do prontuário devem ser atualizadas.

Quais informações deve conter um prontuário de Vasos de Pressão?

Todo vaso de pressão deve possuir, no estabelecimento onde estiver instalado, a seguinte documentação devidamente atualizada:

a) Prontuário do vaso de pressão a ser fornecido pelo fabricante, contendo as seguintes informações:

  • código de projeto e ano de edição;
  • especificação dos materiais;
  • procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final;
  • metodologia para estabelecimento da PMTA;
  • conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramento da sua vida útil;
  • pressão máxima de operação;
  • registros documentais do teste hidrostático;
  • características funcionais, atualizadas pelo empregador sempre que alteradas as originais;
  • dados dos dispositivos de segurança, atualizados pelo empregador sempre que alterados os originais;
  • ano de fabricação;
  • categoria do vaso, atualizada pelo empregador sempre que alterada a original;

O prontuário do vaso de pressão foi extraviado, o que fazer?

Quando inexistente ou extraviado, o prontuário do vaso de pressão deve ser reconstituído pelo empregador, com responsabilidade técnica do fabricante ou de PH, sendo imprescindível a reconstituição das premissas de projeto, dos dados dos dispositivos de segurança e da memória de cálculo da PMTA.

 

O vaso de pressão passou por modificações, preciso alterar o prontuário?

Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações das condições de projeto, a placa de identificação e a documentação do prontuário devem ser atualizadas.

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!