skip to Main Content

Inspeção NR-13 – Perguntas e Respostas #2

inspeção nr13 duvidas perguntas e respostas

A ABC Ferraz tem mais de 20 anos de experiência no mercado da NR-13, no mercado de inspeção de equipamentos de alto risco, garantindo a integridade e segurança de equipamentos e da vida acima de tudo.

Neste artigo vamos dar continuidade a série de Perguntas e Respostas sobre a Inspeção NR-13, tema esse que sempre está se adaptando. Acompanhe essa série para tirar aquela dúvida sobre aquele item que tanto dificulta o entendimento do profissional habilitado.

Clique aqui para ler o primeiro artigo da série.

Os três problemas mais vistos na NR-13

Falta de fiscalização

No que se refere a NR-13, consideramos esse o primeiro maior problema. Isso faz com que muitas indústrias que possuem um grande número de vasos de pressão que são considerados equipamentos de alto risco, não busquem a sua devida adequação, ou enquadramento. Em alguns casos, a ausência de fiscalização é real, e sem dúvidas, por estarmos tratando de equipamentos de alto risco, a falta de fiscalização e manutenção é um problema extremamente grave.

Como já mencionamos algumas vezes, infelizmente algumas empresas optam por contratar profissionais “mais baratos”, sem o preparo e capacitação adequados para realização da fiscalização. Isso passa a errônea impressão de economia financeira com a manutenção dos mesmos, porém, as consequências dessa prática pode acarretar desdobramentos catastróficos, culminando até mesmo com a perda de vidas.

A empresa não entende corretamente a norma

Muitas vezes o responsável pela indústria não compreende a NR-13, como uma norma que garante a segurança e a integridade, mas sim uma norma trabalhista que beneficia os funcionários, o que não é verdade. Conhecendo os princípios básicos da NR-13, o proprietário da indústria se sente mais seguro com relação a segurança e a integridade de seus equipamentos e claro de seus operadores.

A presença de um bom profissional habilitado, garante um bom funcionamento da indústria como um todo, beneficiando todo o processo produtivo. É interessante lembrar que atualmente o governo gasta bilhões de reais apenas com acidentes de trabalho, ou seja, quando se entende que a NR-13 foi feita para ajudar, menos problemas acontecem.

 

O profissional que não entende o propósito da norma

O profissional que não compreendeu totalmente o propósito da NR-13 também pode ser o responsável por problemas graves. Por falta de profissionalismo, muitas vezes o profissional habilitado não extrai 100% da sua capacidade para garantir a integridade e a segurança dos itens fiscalizados. Não fazer relatórios bem elaborados, liberam caldeiras e vasos de pressão sem prontuário, coisa que não faz sentido, pois desta forma além de não ter um relatório conclusivo não se tem como monitorar a vida útil do equipamento e além disso tudo não fiscalizar os equipamentos de acordo com a periodicidade correta para cada item, entre outros erros que podem vir a custar caro.

Perguntas e Respostas

Qual o software usado para fazer cálculos de elementos finitos?

Elementos finitos, basicamente é o cálculo que é feito quando o equipamento não possui código de fabricação.

Um software muito utilizado é o Autodesk Inventor ou o ANSYS. Trata-se de um programa que permite criar simulações virtuais em três dimensões, além dos modelos poderem ser criados no programa, os modelos 3D são funcionais, muito semelhante ao mundo real, assim através de uma malha o software analisa os pontos mais fracos para que possamos avaliar sobre a resistência dos materiais quanta pressão suporta o equipamento, definindo assim a PMTA e a espessura mínima para o local analisado.

Algumas vezes é necessário aplicação de reforços para manter a PMTA pré-definida atendendo o processo.

 

Os prontuários reconstituídos dos vasos de pressão são elaborados com ajuda de qual software?

Existem dois softwares para fazer os prontuários que são mais conhecidos no mercado. O primeiro é o PV Elite, que também é um programa baseado no código ASME, eu uso para fazer alguns projetos mais específicos, porém o que eu mais uso é o Cérebro Mix PV. Nesse caso, fique atento, pois existe uma diferença bem grande de valores.

Quais as maiores dificuldades do operador iniciante de caldeiras ou vasos de pressão?

Na nossa opinião, a prática é a maior dificuldade. Se você é um operador de unidades de processo (vasos de pressão de categoria 1 e 2), ou operador de caldeira, quando você inicia seu trabalho na empresa, você logo vai precisar do treinamento de 40 horas baseado no Anexo 1 da Norma NR-13. Apesar de ser 40 horas, falando sobre vários aspectos como temperatura, vapor, válvulas de segurança, unidades de medida entre outros temas, é um treinamento que se distancia um pouco da verdadeira prática do serviço. Por isso a norma exige também a supervisão prática, que funciona basicamente como um verdadeiro estágio supervisionado na prática.

Muitas vezes, empresas que buscam baratear o processo, contratam “Profissionais Habilitados” que se submetem a entregar um treinamento de 40 horas em (8 horas), ou seja, fazem um resumo, e se esquecem que isso pode ter graves consequências e ainda é extremamente proibido pela norma NR-13.

Recomendamos fortemente que nenhum PH faça esse tipo de negociação nem com o Curso nem com o Estágio Prático, isso pode salvar vidas.

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!