skip to Main Content

Inspeção em Caldeira: Principais Exigências e Determinações

caldeira industrial

O assunto de inspeção em caldeiras passou a ter mais visibilidade ao longo de 2002 e 2013, pois ocorreram diversos acidentes com caldeiras e vasos de pressão. Passou-se a dar mais atenção para que acidentes fossem evitados, afinal, a caldeira pode ter um poder muito destrutivo quando não são feitas as manutenções adequadas e seguindo a NR13.

Ela “Estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores”.

Um grande exemplo dos perigos da falta da inspeção em caldeira é o acidente que aconteceu em Nova Délhi na Índia, onde 10 funcionários faleceram e mais outras 100 pessoas ficaram feridas. No Brasil também já ocorreram diversos acidentes.

O que é uma Caldeira?

A caldeira é um dispositivo térmico que produz vapor e altera a pressão, assim fornecendo energia para diversos tipos de processos.

Já que esses dispositivos estão em um sistema controlado onde a diferença de pressão atmosférica faz com que ocorram altas pressões e altas temperaturas para processar tudo, logo vemos mais um motivo para inspeção em caldeira.

Existem diversos tipos e para fazer a inspeção de caldeiras deve-se ter alto conhecimento porque a diversidade e diferença em cada uma dessas caldeiras torna a definição para as manutenções mais complexa.

Tipos de Caldeiras

Para entender as exigências e determinações para a inspeção de caldeiras é importante saber quais os tipos de equipamento existem.

Podemos notar que há uma diversidade no número de caldeiras e cada uma tem uma função diferente que varia.

Tudo depende do uso da caldeira, aspectos da caldeira, o espaço onde vai ser utilizada a caldeira, a posição da caldeira, a eficiência energética da caldeira e todos planos que envolvem uma inspeção das caldeiras para manter a segurança do local e sua produção.

Alguns exemplos de caldeiras são:

  • Caldeira flamotubular: As caldeiras flamotubulares, como o nome sugere, são modelos que são aquecidas em resultado da queima de gases e o calor gerado dessa combustão passa pelos tubos. Como consequência da transferência de calor, os tubos se aquecem, e água em volta desses tubos é aquecida também, gerando vapor para o sistema e produzindo energia.
  • Caldeira aquatubular: Nas caldeiras aquatubulares o que faz a produção de vapor é a água e ela geralmente é utilizada em termoelétricas e é necessária quando precisa-se de mais vapor.
  • Caldeira mista: Essas são consideras caldeiras híbridas. Essas caldeiras possuem características de ambas caldeiras citadas anteriormente, as flamotubulares e aquatubulares.

Todas essas classificações se devem à forma da obtenção de calor . Porém, a disposição das caldeiras, quantidades de tubos, localização da fornalha e novas funcionalidades tornam elas mais específicas e assim podendo ter novas caldeiras secundárias dentro desses três tipos.

O que é a NR-13?

A NR-13 é o que regula o trabalho de inspeção em caldeiras e vasos de pressão, preservando assim a saúde do trabalhador. Sem contar que as medidas mínimas de segurança também são estabelecidas na Norma Regulatória N°13 (NR-13).

A NR-13 com o título ‘Caldeiras, Vasos de Pressão e tubulações’, foi aprovada em 1978 pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.

Ela aborda medidas que são necessárias em diversos momentos onde suas caldeiras e vasos de pressão precisam para ter segurança no local.

As projeções de máquinas devem seguir parâmetros específicos como por exemplo: o espaço que irá situar as máquinas, a instalação das caldeiras, a inspeção delas e toda operação por parte dos funcionários estabelecidos para ela, e pôr fim a manutenção delas.

Benefícios da
Inspeção em Caldeira

  • É possível detectar os riscos que podem contribuir para que ocorram acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
  • O número de acidentes é reduzido de forma significativa
  • Os funcionários ficam mais interessados e preocupados com os processos de segurança
  • Redução drástica no número de danos ao patrimônio da empresa/organização
  • Menor valor nos encargos trabalhistas e previdenciários

Cumprimento da Norma

Para essa norma ser cumprida, a empresa, quem for responsável pela caldeira ou o estabelecimento que irá se moldar à ela, deve passar um treinamento especial para os funcionários que são responsáveis por sua operação.

Eles devem conhecer o manual de cada caldeira, pois como citado anteriormente, para a inspeção das caldeiras deve-se ter um alto conhecimento de sua diversidade. E as medidas preventivas para acidentes devem ser tomadas e também é necessário saber como agir nos roteiros de emergência.

Todos os procedimentos de manutenção devem ser registrados em um documento especificado que qualquer tipo de caldeira deve possuir.

O documento além de anotações das inspeções deve conter dados do equipamento, a forma como foi montado, dados de manutenções anteriores, que montou e mais uma gama de informações técnicas que vão nos informar sobrea caldeira citada.

Existe também a ASME (Sociedade dos Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos). Ela propõe normas e especificações para produção de caldeiras, porém, nem todas caldeiras possuem o código de verificação da ASME, então nem todas são feitas baseadas nos seus parâmetros, embora a maioria seja.

Tipos de Inspeção em Caldeira

As caldeiras precisam de inspeção periódica e são classificadas em duas categorias principais:

  • Caldeiras da categoria A: São aquelas onde pressão operacional é igual ou maior a 1960 kPa (19,98kgf/cm2), tendo volume superior a 50 litros. A inspeção dessa caldeira deve ser feita no máximo a cada 30 meses.
  • Caldeiras da categoria B: São aquelas onde a pressão operacional é maior do que 60 kPa (0,61 kgf/cm2) e menor do que 1960 kPa (19,98 kgf/cm2). Além do volume interno maior que 50 Litros e o produto entre a pressão operacional em kPa e o volume interno em m³ seja superior a 6. A inspeção dessa caldeira deve ser feita no máximo a cada 24 meses.

Outro tipo de inspeção em caldeira é a inspeção extraordinária. Ela deve ser realizada nas seguintes situações:

  • Toda vez que a caldeira sofrer danos por acidentes ou qualquer ocorrência que comprometa sua integridade
  • Sempre que a caldeira passar por alterações ou reparos importantes que possam afetar suas condições de segurança
  • Sempre que uma caldeira que ficou inativa por mais de seis meses for recolocada em funcionamento
  • Quando o local de instalação da caldeira for alterado

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de CaldeirasInspeção de Vasos de PressãoTeste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Clique aqui e conheça nossos serviços.

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!