Quando você escuta falar sobre o “teste de estanqueidade em tubulações de gás” talvez você pense que esta é só mais uma exigência do Corpo de Bombeiros para fazer a sua empresa gastar mais dinheiro, no entanto você já parou para pensar porque você precisa contratar uma empresa especializada para emitir o laudo todo ano?
Se você tem alguma dessas dúvidas, esse artigo foi feito para você.
O que é Teste de Estanqueidade?
Teste de estanqueidade significa verificar se algo está estanque, hermético, sem vazamento. Um teste de estanqueidade em tubulações de gás, tem como objetivo examinar o sistema de forma a garantir que não há nenhum vazamento. Trata-se de um procedimento obrigatório para proporcionar efetividade e segurança ao sistema.
É importante destacar que o teste de estanqueidade vai muito além de um papel assinado por um Engenheiro com uma ART.
O que é ART?
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais.
De acordo com o Artigo 3º da Resolução nº 1025/2009, do Confea,
“Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Engenharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito a “Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.
Instituída também pela Lei Federal nº 6496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuários de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos.
Qual Norma exige a realização do Teste de Estanqueidade?
Norma NBR 15358 (Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e execução)
4.3 Inspeção periódica (para estabelecimentos comercias e industrias)
”A inspeção periódica deve ser realizada em períodos máximos de 12 meses, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e de uso de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.”
Norma NBR 15526 (Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais — Projeto e execução)
4.6 Inspeção periódica (para estabelecimentos residenciais)
“Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas e das condições ambientais.”
Porque é importante realizar o Teste de Estaqueidade no sistema de gás?
Além de ser uma exigência do corpo de bombeiros e da NR13, o teste de estanqueidade serve para garantir a seguridade de uma tubulação de gás. Realizá-lo, regularmente, é a melhor maneira de prevenir incêndios, explosões e evitar vazamentos.
A cada ano que passa – vemos em noticiários um número absurdo e crescente de acidentes ocorridos por causa de gás. Os motivos para essas catástrofes são variadas.
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que gás é coisa séria, portanto é muito importante nas edificações residenciais, comerciais e industriais que se utilizam de redes canalizadas de gases combustíveis, realizar periodicamente inspeções técnicas e a realização de testes de estanqueidade, a fim de conferir a pressão das instalações, minimizando os riscos de explosões e incêndios.
Para as empresas que necessitem do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, também é necessária a realização destes Testes para aprovação dos órgãos responsáveis.
Como o Teste de Estanqueidade em tubulações é realizado?
O teste de estanqueidade em tubulações acontece como um ciclo com base em quatro fases fundamentais:
- Enchimento por pressurização da tubulação que está sendo testada;
- Verificação das conexões;
- Tempo de espera para a acomodação do fluido de teste;
- Análise se a pressão se manteve constante ou houve uma queda eventual em um intervalo de tempo, o que caracterizaria um vazamento.
Teste de Estanqueidade com Nitrogênio
O teste de estanqueidade pode ser feito com o nitrogênio, pois trata-se de um gás inerte, ou seja, que não é inflamável, não pode ser considerado combustível e não reage quando em contato com certos componentes do sistema. Dessa forma, trata-se de uma maneira segura de realizar o teste, já que, ainda que haja vazamentos, o fluido não traz o risco de explosão.
Além disso, ainda que o teste de estanqueidade tenha sido realizado com outros fluídos, o gás inerte serve para limpar todo o sistema após o teste, antes de colocá-lo em uso. Dessa forma, elimina-se os resíduos que possam ter se acumulado em seu interior e evita-se que ocorram reações químicas, que colocariam todo o processo em risco.
Vantagens de fazer o Teste de Estanqueidade
- Atendimento a requisitos legais;
- Obtenção de relatório de inspeção e conformidade técnica;
- Laudo de estanqueidade;
- Anotação de responsabilidade técnica (ART);
- Comprovação da estanqueidade do sistema de gases combustíveis;
- Prevenção de vazamento de gases combustíveis;
- Minimizar riscos de incêndio e explosões;
- Ferramenta de comprovação de conformidade em auditorias ambientais internas e externas (ISO 14001) e de saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001);
- AVCB, licenças e alvarás de funcionamentos;
- Redução de custo nas apólices de seguro;
- Evidência técnica e legal de que a empresa está comprometida com a segurança, qualidade e meio ambiente.
Principais locais que precisam de Teste de Estanqueidade
- Hospitais;
- Tubulações instaladas em indústrias interligadas a cozinha;
- Condomínios;
- Postos de Combustíveis;
- Restaurantes;
Conclusão
Como você deve ter percebido ao longo do texto, além de ser uma exigência do corpo de bombeiros e da NR13, o teste de estanqueidade é um procedimento fundamental para manter a segurança da sua empresa, podendo prevenir a maioria das tragédias causadas por vazamentos de gás.
Normas técnicas de referência:
- ABNT NBR 15358 Redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – Projeto e Execução;
- ABNT NBR 13523 Central de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP;
- ABNT NBR 15526, Redes de distribuição Interna para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Comerciais Projeto e Execução;
- ABNT NBR 14024 Central de Gás Liquefeito de Petróleo GLP, Sistema de Abastecimento a Granel;
- IT – Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Estado de São Paulo;