Planos de Manutenção devem ser revisados, é uma medida importante na busca da excelência na gestão dos ativos. Vale ressaltar que a manutenção de máquinas e equipamentos é apenas uma parte de todo o processo na busca da excelência na gestão dos negócios.
Normalmente a cada preventiva de determinados ativos, podemos melhorar a abrangência das atividades buscando o aperfeiçoamento das ações e de como elas são realizadas.
Para isso podemos nos basear em dados de manutenções anteriores e de intervenções em geral, principalmente as de corretiva.
Roteiro para revisar os Planos de Manutenção
- Levantar o histórico de um determinado ativo, baseado nas intervenções de qualquer natureza, desde a última preventiva ou pelo menos dos últimos doze meses.
- Levantar dados de produtividade e disponibilidade desse ativo nesse período desde a última preventiva. Levar em consideração todo tipo de interferência, não só de manutenção, que de alguma maneira impediram obter melhores resultados.
- Mapear todas as atividades do plano atual e sua eficácia baseado em sua última intervenção. Considerar também o tempo de cada atividade e alocação de recursos como mão de obra, peças e insumos em geral.
- Checar a atual classificação de criticidade dessa máquina ou equipamento, para em conjunto com outras análises, manter ou alterar a periodicidade dessa intervenção de preventiva.
- Verificar os procedimentos ou instruções de trabalho pertinentes às atividades dessa preventiva e os relacionados com a segurança também.
Esses são alguns itens que acredito serem importantes para nos balizar e entender se será preciso fazer algumas alterações nesse plano de manutenção, ou não. Importante que a área responsável, normalmente o PPCM, levante quantas informações forem possíveis e relevantes para esse trabalho.
Planos de Manutenção, objetivos dessa revisão
A ideia central de uma revisão dos planos de manutenção a meu ver, é buscar a atualização de métodos e processos e de como a Manutenção está conduzindo suas preventivas.
Outro importante objetivo é buscar possíveis evidências de que alguma atividade ou várias delas, deveriam ser inseridas ou modificadas a sua forma de intervenção.
Tem a possibilidade também de algum tipo de intervenção ser considerada não mais necessária por causa de alguma melhoria. Ou outra forma de execução dessa atividade, continuam a ser monitoradas mas não como item de preventiva.
Transformando a revisão do PM em um projeto
Podemos estabelecer que essa revisão dos planos de manutenção não se torne simplesmente o ato de rever ou rediscutir ações já estabelecidas.
Podemos tornar esse ato de revisão como um projeto da Manutenção, a partir de algumas ideias novas ou aperfeiçoamento do que já existe.
Poderíamos elencar algumas possíveis ideias de melhorias do plano de manutenção a partir de um conceito de projeto novo, tais como:
- Novos conceitos de se fazer manutenção com a utilização de ferramentas ou metodologias antes não utilizadas como por exemplo, inserir a metodologia RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade como base na elaboração do PM;
- Introdução de equipamentos ou dispositivos novos na execução de certas atividades consideradas complexas, de difícil execução;
- Melhoria no sistema de lubrificação com a introdução de lubrificação centralizada para diversos pontos, antes executados manualmente;
- Implantação de uma cultura onde a melhoria contínua seja parte do processo de manutenção, reduzindo pontos de dificuldade em certas atividades de preventiva;
- Considerar em alguns casos, modificar o tipo de certos componentes ou equipamentos por modelos mais eficientes e que geram menor manutenção;
Acreditamos que são alguns pontos possíveis de se implementar e fazer com que os planos de manutenção se tornem cada vez mais eficientes. Cada melhoria implementada podemos com certeza gerar melhores resultados a cada preventiva realizada.
Conclusão
A Manutenção já é considerada parte estratégica nas empresas de cada tipo ou segmento de negócios, isso já é um fato. Quem ainda não se deu conta disso, com certeza tem amargado resultados ruins e pior, sem entender o quão importante é a Manutenção para que seus resultados se tornem melhores.
A tecnologia avança todos os dias e a gestão da Manutenção precisa entender e acompanhar essa evolução. Fazer isso buscando as melhores técnicas e métodos para alcançar o resultado ótimo de suas operações.