Descrição do Plano de Ação da Preventiva
Plano de ação – Dando sequência as etapas do planejamento da Preventiva, nesta matéria vamos descrever a terceira etapa que trata da descrição do plano de ação, que são as necessidades que foram levantados em outras etapas com a Produção, ações levantadas pela própria Manutenção mais os serviços previamente programados para cada máquina ou equipamento.
O que significa um plano de ação?
Plano de ação é a unificação de atividades de trabalho já previamente descritas, discutidas e acordadas para o alcance de um determinado objetivo, com interesses que podem ser de uma ou mais partes interessadas. Na Manutenção essa ferramenta é essencial para a execução das suas atividades principalmente nas manutenções planejadas e preventivas.
Descrição do plano de ação
Normalmente nessa fase do planejamento, essa descrição fica sob a responsabilidade do PCM onde serão reunidas as necessidades previamente elencadas em etapas anteriores:
- Necessidades levantadas pela Produção;
- Necessidades levantadas pelos manutentores;
- Levantamento de dados históricos;
- Necessidades pré-determinadas de acordo com manual.
Descrever uma ação é simplesmente escrever de forma sucinta e com clareza onde e o que deverá ser feito em determinada atividade, veja alguns exemplos abaixo:
- Levantado pela produção que o elevador de entrada as vezes enrosca ao descer em vazio, mecânicos verificaram desgaste nas guias laterais. A ação se descreveria então como: “Trocar as guias laterais do elevador de entrada”.
- Levantado pelos manutentores um pequeno vazamento nos dois cilindros hidráulicos de elevação da plataforma de saída. A ação se descreveria: “Trocar reparos dos cilindros hidráulicos (H1 e H2) de elevação da plataforma de saída”.
- Conforme dados históricos dos últimos meses verificou-se um aumento significativo de corretiva no conjunto do puxador e verificou-se que o problema é desgaste de peças em geral, então a ação poderia ser descrita assim: “Revisão geral do conjunto do puxador”.
- Conforme manual é necessário a revisão do motor principal a cada 6.000 horas, então podemos descrever essa ação da seguinte maneira: “Revisão geral do motor principal – M1”.
Conclusão
Podemos notar que essa descrição é simples mas precisa ser pontual, exatamente indicar o que fazer e onde fazer. Alguém pode estar se perguntando, “mas não é uma descrição simples demais? ”. Sim, mas vale ressaltar que toda atividade de manutenção em geral tem por costume ter a chamada “POP – procedimento operacional padrão” ou “IT – instrução de trabalho” ou dependendo da empresa com outros nomes, mas que na essência significa um detalhamento de como fazer certas atividades.
Então podemos notar que a descrição de uma ação é mesmo simples mas descritas de forma clara e objetiva e que o detalhamento se necessário, fica por conta de outros instrumentos da manutenção como a “POP” ou “IT” por exemplo.