skip to Main Content

Conheça Tudo Sobre a NR 13 – Inspeção em Vasos de Pressão

homem com epi inspecionando valvula

A segurança é fundamental para todos os tipos de operações industriais, e a responsável por dar atenção aos vasos de pressão é a NR 13. A Norma Regulatória 13 é uma regulamentadora do Ministério do Trabalho com o intuito de condicionar a inspeção de segurança em caldeiras, tubulações e vasos de pressão.

Essa norma tem impacto direto nesses equipamentos industriais desde a sua fabricação até nos atos que envolvem seu uso.

Mais do que uma forma de trabalhar com segurança, a NR 13 é uma obrigação em todo processo de manuseio das ferramentas.

O que é a NR 13

Como dissemos, a NR 13 é uma norma regulatória que engloba vasos de pressão, caldeiras e tubulações, visando contribuir para um ambiente de trabalho seguro.

Ela foi criada em 1978 com o intuito de diminuir os acidentes causados nesse ambiente industrial, proporcionando sobretudo, segurança para os profissionais. Além disso, a medida permite um funcionamento correto e duradouro dos equipamentos.

Principais Pontos da NR 13

Em resumo, podemos dizer que a NR 13 possui sete pontos principais que são de suma importância para que seja possível ter um sistema operacional seguro. São eles:

  1. Os equipamentos que a regra engloba são: caldeiras, vasos de pressão e recipientes móveis com PV>8, os com fluidos da classe A, e as tubulações interligadas aos equipamentos de fluido classe A ou B;
  2. Ficam veementemente proibidos os atrasos nas inspeções periódicas, a falta de dispositivos que controlem o nível de água das caldeiras, a utilização dos equipamentos sem seus respectivos dispositivos de segurança, a operação de caldeiras por pessoas que não sejam aptas a realizar esse serviço, a realização de operações em equipamentos que estejam danificados e o bloqueio indevido dos dispositivos de segurança em vasos de pressão ou caldeiras;
  3. Sobre a realização das inspeções iniciais e periódicas;
  4. A correta categorização das caldeiras em tipo A ou B de acordo com o nível de pressão (Existia o tipo C, excluído na atualização);
  5. A correta categorização dos vasos de pressão de acordo com o tipo de fluidos que eles recebem.
  6. Sobre as obrigações da empresa quanto à segurança e a aplicação das regras da NR 13, bem como as exigências documentais;
  7. Sobre a realização de testes em todos os equipamentos que englobam a regra.

Veja as principais
mudanças na norma NR13

Desde sua criação há mais de 40 anos, os processos industriais evoluíram consideravelmente. Isso faz com que a NR 13 venha sendo atualizada com frequência, e a última modificação aconteceu em 2019.

As tecnologias e a informatização dos processos deixaram o ambiente de trabalho mais seguro, no entanto o número de acidentes que ocorriam estava em desacordo com essa teórica maior segurança.

Chegou-se à conclusão de que o problema estava no texto da norma, e por isso houve uma atualização mais recente com o propósito de aprimorar a segurança. Agora os procedimentos a serem seguidos estão listados de forma mais clara e de entendimento fácil.

Benefícios do correto uso da NR 13:

  • Em primeiro lugar, os funcionários ficam em um ambiente seguro;
  • Redução dos danos ao patrimônio da empresa;
  • Diminuição dos encargos previdenciários e trabalhistas;
  • Redução drástica no número de acidentes;
  • Trabalhadores mais motivados.

Onde a NR 13 Deve Ser Aplicada?

Como você já sabe, a NR 13 é uma norma sobre vasos de pressão, caldeiras e tubulações, no entanto ela está ligada aos equipamentos que contenham fluidos classe A, B, C e D, além das caldeiras com a mesma categorização.
Os vasos de pressão, se tratando da NR 13, são classificados de acordo com o tipo de fluido que eles contêm.

Classe A: São aqueles vasos de pressão que contêm fluidos inflamáveis, fluidos combustíveis com temperatura maior ou igual a 200 ºC, fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou menor que 20 partes por milhão (ppm), hidrogênio ou acetileno.

Classe B: São aqueles vasos de pressão que contêm fluidos combustíveis com temperatura menor que 200 ºC e fluidos tóxicos com limite de tolerância maior que 20 partes por milhão (ppm).

Classe C: São aqueles vasos de pressão que contêm vapor de água, gases asfixiantes simples ou ar comprimido.

Classe D: São aqueles vasos de pressão que contêm outro fluido não enquadrado nas classes A, B e C.

Caldeiras da categoria A: São aquelas onde a pressão de operação é igual ou maior que 1960 kPa (19,98 kgf/cm2).

Caldeiras da categoria C: São aquelas onde a pressão de operação é igual ou menor que 588 kPa (5,99 kgf/cm2).

Como Aplicar Corretamente a NR 13

Manter sua empresa coerente com as normas da NR 13 é prioridade, no entanto há quem tenha dúvidas sobre como se adequar a ela. Podemos fazer isso com base em cinco passos, são eles:

Avaliação: A primeira etapa é avaliar toda a planta e as instalações da empresa a fim de entender o estado dos equipamentos e as questões burocráticas de documentação;

Categorizar os equipamentos: Depois de conferir o estado dos equipamentos é preciso catalogá-los. De acordo com a NR 13, toda caldeira precisa ter uma identificação acoplada que seja facilmente visível e contenha informações como o fabricante, número de identificação, pressão máxima admitida, data de fabricação e demais especificações sobre seu funcionamento;

Documentação: Nessa etapa é preciso avaliar toda a documentação regulatória, especialmente os certificados e informativos periódicos;

Inspeção: A inspeção das caldeiras e vasos de pressão deve ser realizada na quarta etapa;

Por fim, é preciso fazer a gestão dos equipamentos e o planejamento das próximas inspeções, além de observar o tempo de vida restante dos instrumentos de operação.

ABC FERRAZ

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de CaldeirasInspeção de Vasos de PressãoTeste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Clique aqui e conheça nossos serviços.

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!