skip to Main Content

Manutenção preditiva à distância ganha espaço nas empresas

Manutenção preditiva à distância ganha espaço nas empresas

A manutenção preditiva à distância deixou de ser uma tendência para tornar-se realidade durante a pandemia.  

Tendo em vista a necessidade de distanciamento social e os protocolos de segurança, parte do acompanhamento passou a ser feito via internet. 

Contar com mais essa maneira de efetuar inspeções é muito bom porque os cuidados com os ativos são ainda mais cruciais em períodos desafiadores como o atual.  

Eles vão garantir a produtividade e evitar paradas imprevistas, que costumam gerar maiores gastos. 

Veja a seguir mais detalhes sobre o assunto. 

Manutenção industrial: sempre essencial 

Todo gestor de manutenção sabe que nada substitui um programa regular de manutenção dos ativos.  

Deixar de lado os cuidados com equipamentos gera consequências graves, entre elas paradas não programadas e mais longas do que aquelas que são planejadas. E mais: menor vida útil das máquinas, perda de produtividade, riscos de acidentes, etc. 

Além de manter os equipamentos funcionando corretamente, a manutenção regulariza toda a operação industrial, garantindo eficiência e melhores resultados. 

Sendo assim, mesmo em períodos complexos, como os provocados pela pandemia, é essencial não perder de vista a importância desse processo. 

Afinal, mais do que nunca é essencial manter as plantas em pleno funcionamento, adiando investimentos em maquinários novos 

E, ao mesmo tempo, evitar gastos não planejados como, por exemplo, a substituição de peças gastas prematuramente pela falta de inspeção regular. 

Assim sendo, concluímos que a manutenção industrial colabora para reduzir custos, enquanto proporciona o máximo desempenho da planta industrial. 

Manutenção preditiva à distância aumenta com a pandemia 

É inegável que a pandemia provocada pelo novo coronavírus afetou toda a economia mundial, gerando desafios em todos os segmentos do mercado. 

manutenção industrial também precisou se adaptar e, por isso, uma tendência que já estava sendo observada, cresceu bastante: a manutenção preditiva à distância. 

Diminuindo a interação humana com equipamentos energizados, bem como evitando a presença de pessoas dentro de subestações, ela já vinha sendo adotada para maior segurança. 

Um bom exemplo é a Inspeção NR 13, voltada para caldeiras, vasos de pressão com P.V. acima de 8, tubulações interligadas a caldeiras, entre outros equipamentos. 

No entanto, para respeitar o distanciamento social sem abrir mão dos cuidados com as máquinas, a manutenção preditiva à distância entrou em cena de vez.  

Além de manter a operação eficiente, evitando interrupções na produtividade, ela garante a devida proteção a todos os envolvidos no processo.  

Não à toa, tornou-se uma resposta inteligente e segura para as empresas que valorizam seus ativos. 

Como funciona a manutenção preditiva à distância  

Com o advento da Indústria 4.0, a manutenção industrial passou por transformações para acompanhar a evolução tecnológica. 

Essa adaptação às novidades é algo contínuo e as empresas que conseguem acompanhar a inovação de modo rápido, se destacam das demais. 

A própria pandemia, que pegou a todos de surpresa, está proporcionando oportunidades para modernizar operações e enfrentar desafios.  

É o caso da manutenção preditiva à distância, que já existia em menor proporção, mas vem ganhando terreno. 

Ela garante a continuidade das operações, operando por telediagnóstico. Isto é, sensores conectados às máquinas captam dados que são armazenados em um aplicativo próprio para isso. 

O responsável pela manutenção preditiva acessa essas informações, analisa e toma as providências necessárias 

Dependendo do caso, instrui o operador do equipamento e soluciona o problema remotamente. Em situações mais complexas, o profissional de manutenção vai até o local já consciente das necessidades para solucionar o problema. 

Em ambas as possibilidades, o processo é muito mais rápido, eficiente, econômico e seguro. 

Assim, tudo indica que, mesmo após a pandemia da Covid-19, a demanda por manutenção preditiva à distância continuará a crescer. 

Analisar dados de equipamentos, atualizados em tempo real, efetuando diagnósticos precisos e ágeis, bem como criando um plano de manutenção eficiente.  

Eis alguns dos benefícios dessa modalidade de manutenção que, ainda, garante a qualidade e bom desempenho da produção, reduzindo custos.

Vantagens que toda organização busca para se manter competitiva e obter bons resultados!

Manutenção deve ser realizada com empresa especializada

Como notamos, a manutenção preditiva à distância ganhou destaque nos últimos tempos. Graças às transformações no mercado, ao avanço tecnológico, bem como à criação de soluções especialmente voltadas ao setor.  

Contudo, para que a manutenção preditiva à distância possa ocorrer de modo eficiente, não basta contar com ferramentas adequadas.  

É preciso ter o apoio de especialistas para analisar os dados e tomar as melhores decisões para o cuidado com os ativos. Também é essencial contar com peças de reposição de qualidade, que sejam duráveis e elevem ao máximo a relação custo-benefício. 

A equipe da ABC Ferraz está à disposição para te ajudar a manter a manutenção bem como o orçamento dentro dos trilhos.

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!