O isolamento térmico de instalações industriais deve ser feito em equipamentos que possuem diferença de temperatura em relação ao clima ambiente, variando entre -50 °C e +750 °C. O serviço abrange tubulações de vapor, de água quente e de água gelada, ar-condicionado, caldeiras, injetoras, tanques de armazenamento, entre outros.
Além de impedir que a matéria trabalhada na instalação não esquente e nem esfrie, o isolamento térmico conserva a energia em toda a planta industrial, fatores que reduzem os custos operacionais da edificação.
Outra preocupação está no cuidado com a segurança no trabalho, em proporcionar o conforto térmico dos profissionais e reduzir o risco de queimaduras devido às altas e baixas temperaturas.
CONSUMO DE ENERGIA
Com as instalações industriais isoladas termicamente, o uso de energia na fonte geradora é menor, o que consequentemente reduz os custos de consumo. A economia total da edificação varia sobre diversos aspectos, como tipo de combustível utilizado, local da instalação industrial, condições ambientais, impostos locais, entre outros.
O payback (retorno dos investimentos) de um sistema de isolamento térmico acontece, na maioria dos casos, em aproximadamente um ano.
MINIMIZANDO PERDAS
Outro fator que reduz os custos operacionais da edificação é a minimização de perdas. Isso porque o transporte de matérias em dutos e outras instalações industriais termicamente isoladas é mais seguro, pois ele acontece sem alteração de temperatura.
Sem o isolamento, muitos produtos acabam sendo desperdiçados devido à perda de temperatura no seu transporte, chegando ao ponto final inutilizáveis ou até mesmo trancados nas tubulações.
O isolamento térmico protege, ainda, os cascos dos equipamentos e tubulações industriais contra os efeitos das intempéries, o que aumenta sua vida útil e minimiza a necessidade de manutenção.
SEGURANÇA E CONFORTO DO USUÁRIO
Instalações industriais que trabalham com temperaturas elevadas podem ocasionar acidentes de trabalho dos mais variados níveis de gravidade. Um equipamento que dissipa calor para o ambiente o mantém com temperatura mais elevada e faz com que o colaborador canse rapidamente, podendo causar choque térmico naqueles que não trabalham constantemente neste calor.
Dessa forma, a medida apresenta extrema relevância para o aumento da segurança dos usuários que trabalham ou que transitam nas proximidades dos equipamentos e tubulações.
Além disso, há também um aumento no conforto térmico. Com baixa variação de temperatura, os ambientes internos tornam-se mais agradáveis, mesmo que se esteja ao lado de equipamentos muito quentes.
SOLUÇÕES
Existem diversas soluções para realizar o isolamento térmico das instalações industriais, com diferentes níveis de redução de condutividade térmica. Há, inclusive, sistemas desenvolvidos para necessidades específicas. Por isso, é necessário analisar tecnicamente cada projeto.
O importante é assegurar que a solução especificada proporcione às instalações uma temperatura próxima a ambiente. Os materiais mais utilizados são lãs de vidro e de rocha, fibra cerâmica e mantas removíveis. Essa última apresenta vantagens na recomposição ou manutenção parcial das instalações.
ISOLAMENTO TÉRMICO INDUSTRIAL: 3 ASPECTOS QUE VOCÊ PRECISA FICAR ATENTO!
O isolamento térmico industrial no processo de transporte e armazenamento consiste em uma estrutura que impede a troca de temperatura entre o meio interno e o externo. Ele é utilizado para garantir a qualidade e a conservação dos produtos durante toda a cadeia produtiva até a entrega, assegurando suas características físicas e químicas.
Esse mecanismo permite que a mercadoria seja mantida em temperatura adequada (nem superaquecida nem resfriada) até os pontos finais de venda e pode ser instalado em depósitos, transportes e centros de distribuição (CD).
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, além de garantir a qualidade do produto e o controle térmico no estoque, preparar adequadamente os CDs e a frota evita perdas — pois permite que todos os produtos sejam adequadamente transportados e entregues com efetividade e sem desperdícios.
Dentre as mercadorias sensíveis, que precisam ter a temperatura rigorosamente controlada, estão alimentos, medicamentos e vacinas.
Assim, dada a importância do isolamento térmico para a economia da indústria — principalmente para aumentar os lucros de seu negócio —, elaboramos este artigo com dicas de como preparar os centros de distribuição e a frota para que o isolamento térmico seja feito com qualidade. Confira!
1. Instale o revestimento correto
O isolamento térmico é realizado pela aplicação de materiais de baixa condutividade térmica, que impedem a troca de calor entre o ambiente interno e o externo. A escolha do material deve ser adequada ao ambiente e ao tipo de produção.
Se escolhido de forma adequada, ele impede a deterioração do produto, mantém sua validade, diminui gastos com energia, reduz a proliferação de micro-organismos que prejudicam a saúde dos funcionários e a qualidade do produto.
2. Utilize sensores
Depois de aplicado o revestimento na superfície ou no ambiente que necessita ser isolado, há necessidade de adequar a temperatura por meio de refrigeração ou aquecimento. Após a preparação do ambiente, é preciso verificar a oscilação da temperatura para que, ao final de tudo, ela seja constante.
Para monitorar o ambiente, devem ser instalados sensores para indicar a mudança de temperatura — seja pela alteração da temperatura externa, pela produção de calor do veículo ou dos equipamentos utilizados — em toda a área utilizada. Assim, a calefação ou a refrigeração podem ser acionadas automaticamente.
3. Faça a estocagem adequadamente
Com o local já preparado, os produtos devem ser armazenados em embalagens condizentes com as suas características e dispostos de forma que o espaço entre elas possibilite ventilação — afinal, a climatização do ambiente deve ser eficaz.
O projeto de isolamento térmico deve ser integrado e implementado de acordo com as técnicas de estocagem, garantindo a manutenção da qualidade dos produtos no estoque industrial e nos CDs.
Para isso, é preciso realizar um estudo dos produtos e manter seus funcionários capacitados para manipular todos os equipamentos e reagir rapidamente caso necessário.
Dada a importância do transporte de produtos perecíveis como alimentos, a portaria Resolução CISA/MA/MS nº 10 diz que, na armazenagem de alimentos destinados à formação de estoques, serão exigidas as mesmas temperaturas em que são conservados na empresa produtora.
A ANVISA determina que os meios de transporte de alimentos destinados ao consumo humano, refrigerados ou não, devem garantir a integridade e a qualidade a fim de impedir a contaminação e a deterioração para que sejam entregues em perfeitas condições de pureza e segurança ao consumidor.
Como vimos, o isolamento térmico industrial garante que o consumidor receba medicamentos, alimentos e outros produtos sensíveis, com qualidade, mesmo quando o local de consumo final está distante do local da produção.
Por isso, investir em materiais adequados para a estocagem e o transporte garante a diminuição de perdas e custos, o aumento da efetividade e do lucro na cadeia produtiva.
E então? Gostou de saber a importância do processo de isolamento térmico no transporte e no armazenamento de produtos na indústria? Quer saber mais? Acompanhe nosso blog e fique sempre atualizado!