skip to Main Content

Corrosão em Caldeiras: Quais são as mais comuns e como prevenir

abc ferraz corrosao caldeiras

As caldeiras são equipamentos fundamentais para o funcionamento de praticamente toda indústria, no entanto há um problema grave que assola as empresas: a corrosão em caldeiras.

Embora seja algo natural, os danos causados pela corrosão afetam significativamente a vida útil dos equipamentos, no entanto tudo isso pode ser reduzido.

A caldeira é um recipiente com muita pressão interna que possui o objetivo principal de produzir vapor através do aquecimento de água. Esse vapor pode ser usado para as mais diferentes finalidades.

Com o uso, a corrosão é inevitável, no entanto ela costuma ser agravada principalmente por causa de um mau tratamento da água. Esse problema afeta alguns componentes da caldeira como o condensador, tubos, turbina e linha de vapor.

Tipos de corrosão em caldeira

Diversos fatores podem resultar em um mal funcionamento da caldeira, sendo assim existem também vários tipos de corrosão.

É possível reduzir esses danos usando uma pequena camada de magnetita nos componentes, pois ela protege o aço e impede o contato direto dos causadores da corrosão. Entretanto a magnetita é constantemente destruída com o tempo, principalmente por causa do choque térmico.

Corrosão salina

O processo de corrosão em caldeira é acelerado por todos os tipos de cloreto, afinal, eles tendem a ir para onde não há magnetita, impregnando as paredes dos tubos e iniciando esse grande problema.

A hidrólise do cloreto de magnésio também é danosa para a caldeira, pois se transforma em ácido clorídrico e afeta o aço que compõe o equipamento e seus componentes.

Até mesmo o oxigênio contribui com esse processo corrosivo facilitando a ação dos cloretos e desgastando a magnetita, fazendo com que ela perca seu efeito protetor.

A principal maneira de evitar a corrosão salina é exatamente evitar o uso de substâncias salinas em excesso.

Oxidação do ferro

Provavelmente o dano mais comum em caldeiras e na maioria dos equipamentos industriais é a oxidação do ferro, conhecida popularmente como ferrugem.

O aço carbono, base para a construção de caldeiras, é bastante sensível em relação à água e acaba por ser facilmente danificado.

Corrosão causada por gases dissolvidos

Por todo o processo de uso, as caldeiras geralmente causam diversas reações químicas, bem mais do que a simples vaporização. Algumas delas resultam em substâncias que quando atingem a estrutura do equipamento, aceleram o processo corrosivo.

O sulfeto de ferro, por exemplo, é produzido a partir da reação do sulfito de sódio, usado no tratamento da água, com o gás sulfídrico. Seu dano é destacado a partir do surgimento de manchas negras na caldeira.

Outro fato que acontece é a reação da água em contato com o dióxido de carbono, pois ela acaba se tornando ácida e resulta na formação de cavidades no equipamento.

Corrosão cáustica ou fendimento por álcalis

Existe também a corrosão causada por soda cáustica. Se o elemento ultrapassar o nível de 5% de presença ele reage com o ferro e inicia o processo de corrosão. Não há como evitar a presença do material no interior da caldeira, no entanto é possível controlar a quantidade.

Corrosão galvânica

Também chamado de pilha, esse processo acontece com a reação de dois diferentes metais com um eletrólito. Nesse caso, o níquel, cobre ou outro metal acabam se desprendendo da estrutura e o equipamento começa a enferrujar.

Como evitar a corrosão em caldeira

Há diversas formas de evitar que a corrosão em caldeira ocorra de maneira rápida como tratamento externo e interno. O tratamento externo é feito a partir da água, ela deve ser tratada de maneira adequada e eficiente.

É preciso remover a turbidez, clarificando o elemento. Além disso, é preciso remover a cor, os gases, o ferro, manganês, e fazer a desmineralização geral da água.

Já o tratamento interno consiste na remoção do oxigênio da caldeira, fator fundamental contribuinte da corrosão.

A limpeza da caldeira é outra alternativa eficaz para evitar o processo corrosivo, no entanto deve ser feita adequadamente, pois qualquer produto com formulação equivocada pode ter efeito inverso e estimular o enferrujamento.

No geral, a corrosão nas caldeiras é causada pelos fatores abaixo, então basicamente é preciso tratá-los e evitar que ocorram:

  • presença de níquel e cobre;
  • pH ácido;
  • oxigênio dissolvido;
  • sólidos suspensos;
  • depósitos quelantes, complexantes ou porosos;
  • hide-out;
  • teores altos de hidróxido de sódio e de cloretos;
  • presença de gás sulfídrico;
  • e em menor escala, correntes de fuga e choques térmicos.

Manutenção preventiva

A principal maneira de combater a corrosão exagerada das caldeiras é através de atitudes preservativas, como a limpeza, o tratamento e a manutenção preventiva.

Além de ser obrigatória, a manutenção preventiva em caldeira é fundamental para garantir seu bom funcionamento, inclusive para avaliar a questão corrosiva que afeta a vida útil do equipamento.

Ao fazer a manutenção preventiva, é possível observar se os componentes internos estão desprotegidos e sujeitos aos danos. A partir dessa análise as medidas necessárias podem ser tomadas.

Com sua execução, todas as peças e componentes da caldeira passam por uma verificação minuciosa, e caso haja um problema mínimo de corrosão em algo, essa pela pode ser substituída antes que se espalhe.

Além da manutenção preventiva, a manutenção corretiva deve ser corretamente executada. Esta segunda é feita sempre que há uma modificação no funcionamento da caldeira, ou sempre que está nítido que algo está errado.

ABC FERRAZ

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de CaldeirasInspeção de Vasos de PressãoTeste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Clique aqui e conheça nossos serviços.

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!