skip to Main Content

Calibração RBLE e RBC x Calibração Rastreada

manometro em planta industrial exemplificando Calibração RBLE e RBC e Calibração Rastreada

Existe alguma diferença? Verdade ou Mito?

Uma dúvida comum e frequente dos usuários do sistema da qualidade é quanto aos termos corretos a serem utilizados nas duas modalidades de calibração (Calibração RBLE e RBC x Calibração Rastreada) e instrumentos vigentes no país.

Há pouca informação disponível no mercado e na internet e por ser um tema que não é tratado nas empresas com frequência, a dificuldade em entender qual a necessidade para cada caso fica latente.

Importante entender que o termo “calibração rastreada” aparece no item correspondente da ISO 9001 (2008 ou 2015) e é mais que o suficiente para atender todas as demais Normas utilizadas em conjunto ou nas empresas do ramo alimentício, segurança do trabalho, farmacêutico e etc.

Somente em casos onde a Norma correspondente ao Sistema da Qualidade exigir a calibração RBC é que realmente se fará necessária. Em todos os outros casos, o cliente poderá escolher o que melhor convier.

Um exemplo clássico são empresas que têm o seu sistema da qualidade baseado na ISO IEC 17.025. Essa Norma é relativa a calibração e ensaio (assim também como na Calibração de Seguranças NR13).

Laboratórios de Análises de água, clínica e alimentos que estiverem acreditados pela 17.025 devem ter seus instrumentos calibrados pela RBC.

E quais são as diferenças entre as duas para que o cliente possa definir o que é melhor para o seu Sistema da Qualidade?

Calibrações pela RBC não exigem a apresentação da rastreabilidade em nenhum momento. Tanto em auditorias internas como nas externas, o certificado de calibração do instrumento auditado é o primeiro na escala de rastreabilidade.

Esse certificado tem como diferença principal a colocação do selo do Cgcre no canto superior direito. Portanto, para esse instrumento, não há a necessidade da guarda dos padrões utilizados na calibração.

Para a maioria dos auditores, a calibração RBC deixa a impressão de confiança nos serviços realizados e, até por falta de mais informação dos auditores, antecipa a avaliação do item em questão.

Algumas calibrações pela RBC têm seu procedimento descrito por Norma.

Exigindo do laboratório mais resultados, no intuito de aumentar ainda mais a confiança nos resultados encontrados. Por esses motivos, normalmente essa é uma calibração mais cara e mais demorada.

Isso significa que a Calibração Rastreada é um de menor qualidade?

Não é bem assim o nosso entendimento. Sem entrar no mérito estatístico e prático do assunto, a calibração rastreada é mais barata e mais rápida porque não exige tantos controles de documento e pode ser executada por qualquer técnico com o devido treinamento.

A calibração rastreada têm os seus procedimentos escritos pela empresa contratada e, em sua maioria, podem ser executados em campo. Isso aumenta ainda mais a velocidade do serviço e libera o instrumento para uso no mesmo dia. Isso reduz em muito o custo operacional.

Importante ressaltar que tanto o certificado de calibração rastreada como o realizado diretamente pela RBC devem ter o mesmo conteúdo. Além disso, os padrões utilizados são os mesmos. Isso garante a qualidade do serviço e as incertezas dentro dos critérios esperados pelo contratante.

Para encerrar essa explanação é importante ressaltar que as calibrações rastreadas podem ter em seus certificados a inclusão da frequência de calibração (tempo definido entre uma calibração e outra) e o Limite de Erro (Critério de Aceitação) informados pelos usuários. Esse é um grande facilitador para empresas subcontratadas para o serviço que colaboram no gerenciamento futuro das calibrações e na validação dos certificados. A calibração pela RBC não permite essa inclusão.

Todo o gerenciamento das calibrações como a validação dos certificados deverão ser apresentados de forma clara nas auditorias.

ABC Ferraz

A ABC Ferraz é uma empresa que trabalha com profissionais capacitados para a realização de Inspeções de Caldeiras, Inspeção de Vasos de Pressão, Teste de Estanqueidade em Rede de Gás.

Os engenheiros que atuam na empresa possuem ao menos 20 anos de experiência, além de prestarem serviço para companhias renomadas há muito tempo. O foco principal da empresa é a segurança do trabalho, sendo exímios nesse campo.

A qualidade da ABC Ferraz foi atestada e pode ser confirmada pelo ilustre portfólio de clientes, como o Sesc, Unicamp, Sabesp e Bombril. Venha você também fazer parte da enorme gama de consumidores satisfeitos!

Back To Top
Solicite um orçamento grátis!